Por Darci Martins |
Este artigo esclarece as principais compreensões em relação aos estudos da teoria de Vigotski, não foi possível evidenciar cada detalhe, mas em síntese apresentarei um panorama sobre funções psicológicas elementares e superiores, vivência, mediação social, fala ou linguagem, pensamento e pensamento verbal, desenvolvimento infantil, desenvolvimento real e ideal, zona proximal, a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento das crianças em interação com o contexto social e, por fim, apresentarei o termo pedologia com a definição dada por Vigotski.
Conhecendo a teoria
Vigotski foi um pensador russo que viveu entre 1896 e 1934, sua contribuição para a teoria do desenvolvimento humano foi fortemente influenciada pelo materialismo histórico e dialético de Karl Marx e pela busca de uma nova psicologia. Segundo (Souza 2022) o conceito de materialismo histórico e dialético buscam compreender os fenômenos e o homem constituídos pelos seus contextos históricos e pelas transformações que sofrem dialeticamente, compondo assim o desenvolvimento do psiquismo humano em um movimento entre contradições e relações de interdependências. Além disto, segundo Vigotski, os sujeitos já nascem com funções psicológicas elementares, inatas ao ser humano, como afirma.
O sujeito nasce, é dotado de funções psicológicas elementares, como atenção, memória, pensamento, emoção, percepção, imaginação, etc. As funções elementares são inatas ao sujeito.
Souza (2022, p. 120)
Desta forma, podemos inferir que, as funções psicológicas elementares se desenvolvem à medida que interagem com o contexto social. É assim que, segundo (Souza 2022), o sujeito vai se apropriando dos conhecimentos, valores e crenças que irão possibilitar que as funções psicológicas elementares desenvolvam características superiores, promovendo o desenvolvimento humano. Portanto, a mediação social é a fonte para que uma pessoa se desenvolva de maneira singular e única.
Esta perspectiva fica clara quando (Souza 2022) afirma que vários fatores influenciam o desenvolvimento, como por exemplo, faixa etária e vivência. A vivência é forjada por elementos subjetivos na relação entre o sujeito e seu meio externo.
Souza ainda nos esclarece que dois mecanismos promovem a mediação do sujeito com a realidade, os instrumentos e os signos.
Instrumentos, são objetos ou ferramentas desenvolvidas pelo homem para dominar a natureza. Signos, são ferramentas que visam o controle e organização psicológica, permitindo controlar o comportamento e as demais pessoas.
Souza (2022, p. 139)
Estudar Vigotski permite compreender a importância da fala e do pensamento para o desenvolvimento humano, a fala surge da necessidade de tornar o pensamento externo, através das palavras e o pensamento nasce das necessidades, causas, sentimentos, emoções e afetos constituídos nas relações sociais. (Souza 2022)
A ligação entre pensamento e fala acontece por volta dos dois anos de vida, veja o que Souza diz sobre isso.
Ao encontro entre pensamento e fala deu-se o nome de pensamento verbal. O pensamento e a fala estão sempre em movimento, transformando-se na medida em que o sujeito interage com o social.
Souza (2022, p. 146)
A estrutura da fala se dá por generalizações e conceitos, os conceitos são divididos em dois, espontâneo e científico, como demonstra Souza.
O êxito na aprendizagem acontece quando se aproximam os conceitos científicos dos espontâneos, o que significa dizer que, a partir do aprendizado de um determinado conceito científico, ele impacta nas relações cotidianas das crianças.
Souza (2022, p. 148)
Sendo assim, podemos concluir que o sujeito se apropria de sua realidade social e histórica por meio da fala, construindo assim seus pensamentos e consciência.
Para Vigotski o desenvolvimento humano acontece também por processos de internalização. É necessário que o ambiente em que a criança vive oferte meios para que ela tenha capacidade de se desenvolver, se o meio não for ideal, a criança não se desenvolve de maneira correspondente. Além da vivência, é necessário que se tenha interação com o meio social para apropriar-se dele e desenvolver a singularidade. Souza (2022)
Para falarmos de desenvolvimento infantil precisamos ter dois conceitos bem esclarecidos, são eles explicados por Souza.
Desenvolvimento real, se refere às funções psicológicas e comportamentos que fazem parte da criança. Desenvolvimento ideal, se refere às expectativas e formas de comportamentos esperados ao desenvolvimento da criança.
Souza (2022, p. 162)
O desenvolvimento ideal também pode ser considerado potencial, uma vez que é alcançado através da zona de desenvolvimento proximal, sendo esta a conceituação daquilo que uma criança consegue produzir com ajuda ou intermediação de uma pessoa mais experiente, revelando a importância dos professores e outras pessoas neste processo. Souza (2022)
Os jogos e brincadeiras são para Vigotski umas das principais maneiras da criança desenvolver sua zona proximal, através do brincar e jogar exercita suas habilidades e comportamentos, como atesta Souza.
O brincar é uma atividade que se estabelece enquanto prática coletiva. O caráter coletivo do brincar exige da criança a habilidade de coordenar a própria conduta e a dos outros, estabelecendo uma relação ativa com o grupo, envolvendo regras. O jogo pode ensinar a diversidade das relações sociais, exigindo, da criança, a diversificação de sua habilidade social e de seus movimentos, de sua flexibilidade e de suas atitudes criativas. É pelo brincar que a criança se apropria dos valores, regras, atitudes e concepções sobre o mundo.
Souza, (2022, p. 168)
Por último e muito importante, é compreender a pedologia, método e prática usada por Vigotiski para estudar as crianças e seus desenvolvimentos, apesar do termo não ser muito usado, segundo Vigotski (2018, p. 18), se refere ao seguinte.
Por isso, desde o início, é preciso estabelecer exatamente o que da criança é o objeto do estudo pedológico. Portanto, seria mais preciso dizer que a pedologia é a ciência do desenvolvimento da criança. O desenvolvimento da criança é o objeto direto e imediato da nossa ciência.
Vigotski (2018, p. 18)
Apesar do trecho citado acima não apresentar o que é desenvolvimento da criança, deixa claro que este é o foco de estudo delimitado pela pedologia.
Conclusão
Este artigo apresentou considerações abrangentes sobre a teoria do desenvolvimento da criança concebida por Vigotski, sua teoria não é determinista, mas baseada em uma relação dialética, histórica e material, apontando que o sujeito se desenvolve à medida que interage com o meio ou com o contexto social no qual está inserido. Para Vigotski, o social é que possibilita o desenvolvimento humano singular e único ao oferecer recursos e subsídios para que suas funções psicológicas elementares se tornem superiores.
Bibliografia
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022.
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022.
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022.
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022.
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022.
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022.
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022.
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022.
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022.
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022
Desenvolvimento Humano I. / Vivian Moreira Rodrigues de Souza, Jair Modesto Filho, Erilda Jovina da Silva. – Londrina: Editora Científica, 2022
Vigotski, L.S. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia / L.S. Vigotski; organização [e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes; tradução Claudia da Costa Guimarães Santana. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
Artigo reorganizado para mídia online com a finalidade de conforto de leitura, sem apagar a estrutura textual e linguagem original.
Originalmente escrito para entrega à Ma. Profª. Mariana P. Gentilli para fins de pontuação na matéria de Desenvolvimento Humano I.
Conheça o Darci Martins através do seu Instagram @psicanalistadarcimartins